domingo, 21 de setembro de 2008

Pelos Poderes de Grayskull


Grandes ídolos da minha infância, He-Man e She-Ra finalmente saíram em DVD no Brasil há uns dois anos. Saíram tarde: eu já havia trazido de minhas viagens, todos os 7 boxes com todos os episódios dos defensores de Grayskull. Mas não havia a identificação dos personagens com as vozes que eu já conhecia desde tenra idade.

As vozes originais são muito diferentes. Adam era muito mais maduro e He-Man, um ser bombado até na voz. Não que deixasse de ser na versão tupiniquim, mas no original era muito mais.

Adora tinha voz de velhinha. Aquela que anda com guarda-chuva em dia de sol, com medo de cair o maior temporal e ser pega desprevenida. Ela, nos créditos iniciais, até dá uma parada na apresentação do personagem para... lembrar o nome (creia!).

She-ra era uma voz sem referência pra mim. Uma pessoa qualquer, provavelmente lésbica, fazia a voz da mulher que usava super-mini-saia, montava num unicórnio de asas multicoloridas e dava aqueles chutes pra derrubar paredes, sem nunca mostrar a maldita calcinha (se é que ela usava uma). Eu mesmo já gravei um episódio no video-cassete e passei a cena do chute quadro-a-quadro pra ver a calcinha da FDP, mas nunca consegui. Ela, mesmo quadro-a-quadro, era muito mais rápida que eu.

Aí, um amigo resolve aparecer diante de mim com os 3 primeiros discos do box nacional do He-Man. É claro que eu ripei. É delicioso ver  o desenho com as vozes que eu estava acostumado. Podem achar que eu sou idiota, eu nao ligo, mas me arrepia até hoje a cena que Adora grita "Pela Honra de Grayskull" pela primeira vez em O Segredo da Espada Mágica.

E ontem, ouvindo o Nerdcast, descobri que o Garcia Junior, dono da voz que deu vida a Adam e He-Man por estas bandas, ainda permeou outros personagens maravilhosos da minha infância: Pica-Pau, Automan, Smurf Gênio, Be-Bop (das Tartarugas Ninja) e dezenas de outros personagem do Governator Schwarzenegger. Detalhe básico da história é que ele tinha apenas 17 anos quando ele fez o He-Man.

Fala que eu te Escuto
Serginho Tavares: eu já terminei tudo que tinha pra estudar, mas na mina profissão, tenho que fazer reciclagens constantes. Quanto a receber bem... nao sei. Quando a gente divide as contas dos queijos e vinhos, fica mais facil.
Goiano: Eh eh eh eh. Não sei se o maridao ia curtir muito se eu fizesse boca a boca e massagem no tórax. Eh eh eh!
Uillow: é mesmo. Ainda bem que foram apenas escoriações. Mas poderia ter sido algo pior. 
Alone: eu estava apenas fazendo reciclagem.
Renato: Opa! Seja bem vindo. Venha mais vezes, Rei!
Viadagem e a Transgressão Poética: Preciso concordar com voce. Até falamos sobre isso essa semana. Como as pessoas têm sido individualistas. E, sim, a macarronada eh HOJE.
Marcos: eh eh eh! Eu queria achar um uso pra palavra Quórum e achei a oportunidade ideal. O outro post teve quase ZERO de comments.
Binhosampa: eh eh! Estaremos todos juntos e, depois, vamos jogar Imagem & Ação. Vários casais, mas sem troca! (risos!)
Camila: Obrigadim pela visita. Volte mais vezes.
DW: ah ah ah. Eu, graças a Deus, nunca tive essa experiência.
 

8 comentários:

  1. eu adorava esse desenho tb... nao podia perder um se quer....fazia de tudo para assistir....já era o meu instinto.... hauhauhauhau

    Abs:-)

    ResponderExcluir
  2. Acho você "gente fina"!
    Eu não tive infância, não via esses desenhos. Só lia e tentava me defender num mundo hostil. Sempre é tempo de vê-los, né?
    Boa macarronada e muita felicidade!
    Ricardo
    aguieiras2002@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. he-man fez toda uma infância feliz né amigo?
    o garcia júnior também era ator como muitos dubladores fez uma novela na manchete que ninguém viu e infelizmente sumiu...
    nunca tive essa curiosidade com a she-ra
    rs
    e sobre a peça? é boa, vá ver e me conte se gostou. meu amigo cris que escreveu e o ator [é um monólogo] é esse deus grego aqui:
    http://tugabr.multiply.com/photos/album/50/Book_Novo#65

    beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  4. como você quis saber mais detalhes o autor da peça e meu amigo Cris deixou as informaçôes:

    SUFOCO


    O texto de SUFOCO, original de 2004, foi trabalhado para ganhar novas dimensões, agora, em 4 dimensões, na direção de Edson Mendez, o texto de Cristiano Ricardo apresenta-se forte, profundo e na interpretação de Davi Amarante, a poesia dramática e angustiante ganha proporções à luz de velas e odores delicados, levando a platéia a ser envolvida de tal forma que se sente participante do espetáculo. Outro destaque esta no cenário e proporção da platéia junto ao ator. O texto que conta sobre um homem com distúrbios psicológicos que se apaixona perdidamente por uma mulher. Em uma montagem multi-textura, SUFOCO move o sentimento de forma marcante.


    SUFOCO
    Original de Cristiano Ricardo
    Dramaturgia e direção: Edson Mendez
    Elenco: Davi Amarante
    Gênero: Drama
    Espaço dos Satyros dois, Praça Franklin Roosevelt, 134 - Consolação - SP/SP
    sábado as 18:30h
    Temporada: até 25/10/2008
    Ingressos: R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (estudantes), R$ 5,00 (oficineiros do Satyros)

    --

    Produlção Executiva
    Cristiano Ricardo
    cristianoricardo@gmail.com
    celular: (11) 9110-6256
    MSN: cristiano@l-gance.com
    www.l-gance.com/sufoco


    e o Davi Amarante que te passei o link lá em cima aparece de sunga mas vamos apenas pelo texto que é tudo né?

    ResponderExcluir
  5. O post estava maravilhoso, bem ao estilo do autor, só senti falta de uma coisa... A musiquinha de Gorpo! Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Muito show seu texto amigo...
    Brigadu pelas palavras...
    ótima semana...
    Abraxus

    ResponderExcluir
  7. bom, eu sempre acho ke os desenhos da infância não devem ser com as vozes originais... tem ke ser dublado!! a gente reconhece o personagem muito mais mesmo...

    e a macarronada tava incrível!!! :)

    ResponderExcluir